CÓDIGO DA FONTE ESPECIAL: CÓDIGO BIBLIOTECA AJAX:

27 de fevereiro de 2018

Posse do Conselho Econômico Paroquial

No último sábado dia 24/02, aconteceu em Natal/RN a posse dos conselheiros paroquiais pelas mãos do Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.

A importância da atuação do Conselho Econômico Paroquial

A sigla CAEP significa Conselho para Assuntos Econômicos da Paróquia. Conselho deve ser constituído de membros participantes da comunidade paroquial que podem ser indicados pela comunidade, porém, têm que ser aprovado pelo pároco e pelo Bispo. Esse Conselho tem por finalidade colaborar com o pároco na administração dos bens da paróquia, como pede o Código de Direito Canônico (Cân. 537). Alguns podem perguntar o por quê da existência do mesmo. A constituição na paróquia do Conselho para Assuntos Econômicos é obrigatória por determinação canônica e o mesmo deve ser distinto do CPP. Há um documento que rege esse Conselho, o Regimento do CAEP, e tudo o que é feito na paróquia deve estar em consonância com esse Regimento.

A função do CAEP é cuidar do patrimônio da paróquia, inclusive do patrimônio das capelas, e administrá-los de acordo com as orientações da Diocese contidas no Regimento do mesmo. Além disso, o CAEP é responsável também pelo quadro de funcionários da paróquia. Constitui patrimônio da paróquia os bens móveis e imóveis adquiridos com recursos da diocese ou da paróquia ou a ela doados (cân. 1257). O patrimônio paroquial é administrado pelo pároco, em nome da Autoridade diocesana, com a colaboração do CAEP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário