CÓDIGO DA FONTE ESPECIAL: CÓDIGO BIBLIOTECA AJAX:

24 de março de 2017

Beatificação de Pe. Libério: documentação já está no Vaticano


Quarta-feira, (22/03) foram entregues à Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano, os atos da pesquisa diocesana relativos à causa para a beatificação do padre mineiro Libério Rodrigues Moreira. Este ato jurídico constituiu o primeiro passo na etapa do reconhecimento da heroicidade das virtudes do servo de Deus. 

A partir de agora, teólogos devem verificar as evidências a favor da beatificação de Libério. A terceira fase será o reconhecimento de algum possível milagre. Por fim, o planejamento da beatificação e o procedimento em si. “Não é possível estimar quando o processo terminará, pois a duração varia de acordo com cada caso", revela o Postulador da causa, Pe. Adelmo Gomes, em entrevista ao G1. 

Exumação

Em março de 2016, uma comitiva do Vaticano esteve no Centro-Oeste de Minas para presenciar a exumação do corpo do padre, em Leandro Ferreira. Também foram apuradas várias informações na cidade. No dia 12 do mesmo mês, diante de mais de 6 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, o Bispo de Divinópolis, Dom José Carlos presidiu a cerimônia de transladação dos restos mortais de Padre Libério para a Igreja de São Sebastião, em Leandro Ferreira Em 13 de novembro, foi encerrado o processo em nível diocesano. 

Quem foi

Segundo relatos divulgados pela Diocese, desde criança Libério ajudava o pai guiando bois. Em 1902, a família mudou-se para Mateus Leme, onde ele trabalhou como servente de pedreiro. Com 22 anos, ingressou em um seminário em Mariana, onde foi ordenado em 20 de março de 1916.

O padre faleceu em Divinópolis no dia 21 de dezembro 1980, aos 86 anos. Foi velado em Pará de Minas e sepultado em Leandro Ferreira no dia seguinte.

Nesta cidade foi instalado um pequeno museu que conta parte de sua história. Por sua vida piedosa e por alguns milagres que lhe são atribuídos, é considerado popularmente como santo na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Sua sepultura é local de romaria e peregrinações. 

A data de nascimento do religioso, 30 de junho, é recordada anualmente com um feriado municipal e com diversas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário