CÓDIGO DA FONTE ESPECIAL: CÓDIGO BIBLIOTECA AJAX:

18 de fevereiro de 2017

Clérigos Marianos no Brasil: divulgação da devoção à Divina Misericórdia

O Santo Padre recebe em audiência, na manhã deste sábado (18/02), na Sala do Consistório, no Vaticano, cerca de 40 participantes no Capítulo Geral da Congregação dos Clérigos Marianos da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria.

A Congregação dos Marianos ou Concepcionistas foi fundada, em 1673, na Polônia, pelo Padre Estanislau de Jesus Maria Papczynski (1631-1701).

O carisma da Congregação dos Padres Marianos, concedido ao Fundador da Congregação, consiste no mistério da Imaculada Conceição de Maria, sinal característico e a inspiração da vida e da missão evangelizadora da Congregação.

Os Marianos são chamados a dar testemunho do Amor salvífico de Deus, que se expressa numa vida repleta de alegria, amor, gratidão, humildade e glória prestada a Deus. Este seu modo de viver os conduz a uma generosa entrega a Cristo e à Sua missão de anunciar a Boa Nova da salvação.

Obra dos Marianos no Brasil

No Brasil, os Marianos estão presentes, desde 1964, atuando de forma direta na ação pastoral e evangelizadora em 10 paróquias, no Sul, Sudeste e Nordeste do país. Nestas paróquias, inspirados pela espiritualidade do Padre Fundador e no lema do Padre Renovador “Por Cristo e pela Igreja”, procuram ser presença evangelizadora na obediência ao magistério eclesial e às necessidades do tempo atual.

Um elemento forte da ação Mariana no Brasil é a divulgação do culto à Misericórdia Divina, que realizam através do Apostolado da Misericórdia e do Santuário da Divina Misericórdia, com sede em Curitiba.

O Apostolado-Santuário atinge praticamente todo o Brasil, através de diversas publicações e outras formas de comunicação como a internet, rádio e TV. O Santuário tem se tornado, cada vez mais, para um grande número de pessoas, um lugar de encontro com o mistério da Misericórdia de Deus.

Divina Misericórdia no Brasil

Depois da Segunda Guerra Mundial, aumentou a propagação da Devoção à Divina Misericórdia, por iniciativa dos Padres Marianos. No início, nos Estados Unidos e, depois, na Inglaterra e em Portugal, onde foram criados centros de divulgação chamados Apostolados da Divina Misericórdia.

Sabe-se que, em 1949, circulava no Brasil o livreto “Jesus, confiamos em Vós” ― uma tradução da obra do confessor da Irmã Faustina, o jesuíta Padre Józef Andrasz.

Os Padres Marianos, que deram início à missão brasileira em 1964, propagaram esta Devoção, apoiando-se nos textos originais do Apostolado dos Estados Unidos. Desde 1980, dedicaram-se exclusivamente e por muitos anos à divulgação da Devoção à Divina Misericórdia, como uma retribuição de gratidão a Deus, e como uma via de evangelização.

Devoção no Brasil

A Comunidade brasileira dos Padres Marianos assumiu a propagação da Devoção à Divina Misericórdia como missão fundamental.

Em todas as paróquias que dirige é entronizado o Quadro de Jesus Misericordioso, celebra–se com especial zelo a Festa da Divina Misericórdia, antecedida pela Novena que é rezada também em todas as sextas-feiras do ano, como uma novena perpétua.

A Província dos Padres Marianos no Brasil, erigida em 8 de setembro de 1998, tem oficialmente no nome da Província Brasileira da Divina Misericórdia a evidência da intrínseca relação dos Marianos com a propagação da devoção à Divina Misericórdia, dimensão integrante do seu carisma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário