CÓDIGO DA FONTE ESPECIAL: CÓDIGO BIBLIOTECA AJAX:

2 de julho de 2016

Festa de São Pedro 2016


Missa de encerramento dos festejos alusivos a São Pedro, padroeiro da comunidade de Barrocas, zona rural de Alto do Rodrigues/RN. Celebrantes da missa o administrador paroquial da Paroquia de Nossa Senhora, Padre Francisco e o Diácono Cícero, da Paróquia de Santa Rita de Cássia - Santa Cruz/RN.
A Igreja Católica considera Pedro como o primeiro bispo de Roma e, por isso, o seu primeiro Papa. Ele seria, até hoje segundo o catolicismo, o detentor do mais longo pontificado da história: cerca de trinta e sete anos. Não resta dúvida, portanto, que Pedro, e seus sucessores, são a Pedra angular, visível, que Cristo, Pedra angular invisível, quis na Igreja. Jesus quis essa pedra visível para que ela mantivesse a unidade da Igreja e a integridade da sua doutrina na verdade que liberta e salva. Após a Ressurreição Jesus confirma Pedro como o pastor de todo o rebanho. 

A Igreja, que é semelhante ao próprio Jesus, isto é, ao mesmo tempo, humana e divina, precisa também ter um Chefe visível. Ela tem a sua Cabeça divina, invisível, o próprio Cristo; e tem a sua Cabeça humana, o seu chefe visível, o Papa. Cristo assim o quis. Diz o Catecismo que:

"Somente a Simão, a quem deu o nome de Pedro, o Senhor constituiu como a pedra da sua Igreja. Entregou-lhe as suas chaves, instituiu-o pastor de todo o rebanho" (nº 881).

"E eu te declaro: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus" (Mt 16,18-19).

Estas palavras de Jesus são claríssimas, e só não as entende quem não quer. Não há como distorcê-las e manuseá-las. Pedro é a pedra sobre a qual Ele quis edificar a Sua Igreja. É preciso notar que o Senhor diz "a Minha Igreja". Usou um pronome possessivo "Minha"; ela é propriedade Sua, é o Seu próprio Corpo, e Ele a quis construída sobre o Papa. Não existe outra.

Nesta noite de festa onde centenas de fiéis homenagearam São Pedro, houve batismo de duas crianças da comunidade.

Após a missa, aconteceu a quadrilha matuta sob o comando da professora Norma Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário