CÓDIGO DA FONTE ESPECIAL: CÓDIGO BIBLIOTECA AJAX:

13 de junho de 2016

Festa de Santo Antônio 2016 - Canafistula

O encerramento da Festa do Padroeiro de Canafístula, zona rural de Alto do Rodrigues/RN, com Padre Valberto, como presidente da celebração e co celebrada por Padre Francisco.
13 de junho de 2016, dia em que os católicos do mundo inteiro evocam Santo Antônio, acompanhados por uma oração destinada a abençoá-los, com a tradição dos pequenos pães, que leva o carimbo do Doutor da Igreja. 

A tradição do Pão de Santo Antônio, fundada numa “lenda” com “fundo verídico”, mantém a solidariedade de Fernando Martins de Bulhões, nascido em Lisboa no final do século XII e falecido em Pádua, atual Itália, no ano de 1231. Santo Antônio, que “nunca deixava sem nada os pobres que iam bater à porta do convento”, um dia pegou todo o pão existente na despensa da comunidade religiosa e deu-o a um grupo de pedintes, recorda o frei José Silvestre.
 
Quando o cozinheiro se preparava para pôr a mesa reparou que o pão havia desaparecido, pelo que comunicou ao irmão Antônio o que julgava ter sido um roubo mas o santo pediu-lhe para ver melhor. De regresso à despensa o cozinheiro verificou que os mantimentos estavam no seu lugar, e é neste acontecimento que se baseia a história que chega aos nossos dias, conta o responsável. Hoje é comum assistir-se à devoção de tocar com o pão no quadro de Santo Antônio existente na igreja: “Há superstição” mas também há pessoas “em grande sofrimento” que abrem o seu coração e saem muito confortadas”.
 
No encerramento todos sairam em procissão, finalizando com a entrega dos pães

Fonte:http://paroquiadapiedade.com.br/2016/06/12/a-tradicao-dos-paes-de-santo-antonio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário