CÓDIGO DA FONTE ESPECIAL: CÓDIGO BIBLIOTECA AJAX:

10 de março de 2016

Posse de Padre Marcelo Coutinho na Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição

Foi com muita alegria que Padre Marcelo Coutinho, foi recepcionado pelos padres, amigos e fiéis de vários lugares e do Alto do Rodrigues/RN, que foram apoiar o sim do padre em sua nova missão na Área Pastoral da Imaculada Conceição, no bairro de Nova Aliança em Natal.
Leitura da Provisão foi feita pelo Chanceler da Cúria Padre Valtair Lira, designado pelo Bispo Diocesano Dom Jaime Vieira Rocha.
Assim fala o Senhor: Eis que eu criarei novos céus e nova terra, coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória. Ao contrário, haverá alegria e exultação sem fim em razão das coisas que eu vou criar; farei de Jerusalém a cidade da exultação e um povo cheio de alegria. Eu também exulto com Jerusalém e alegro-me com o meu povo; ali nunca mais se ouvirá a voz do pranto e o grito de dor.Ali não haverá crianças condenadas a poucos dias de vida nem anciãos que não completem seus dias. Será considerado jovem quem morrer aos cem anos; e quem não alcançar cem anos, passará por maldito. Construirão casas para nelas morar, plantarão vinhas para comer seus frutos. 

Dom Jaime, em sua homilia fala sobre o Evangelho de Cristo, do qual são constituídos mensageiros. Orienta os padres a Transformarem em fé viva o que ler, ensinar o que crêr e procurar realizar o que ensina. Falou sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, que tem como Tema: “Casa comum, nossa responsabilidade” e Lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. Que tem objetivo principal da iniciativa chamar atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos.
Padre Marcelo Coutinho, fazendo a renovação de suas promessas sacerdotais.
Ele manifesta sua disposição de cooperar com o Senhor Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia que lhe foi confiada.
 
  • Dom Jaime continua: Filho caríssimo diante do povo que será entregue aos seus cuidados, renova o propósito presbiteral. Queres desempenhar sempre o seu cargo, como cooperador da Ordem Episcopal, apascentando o rebanho do Senhor, com a direção do Espírito Santo?
      • Queres celebrar com devoção e fidelidade os mistérios de Cristo, para louvor e glória de Deus e santificação do povo cristão, segundo a tradição da Igreja?
      • Queres unir-te cada vez mais ao Cristo, Sumo Sacerdote, que se entregou ao Pai por nós, e ser como Ele consagrado a Deus para salvação das pessoas?
      • Queres com dignidade e sabedoria desempenhar o ministério da Palavra proclamando o Evangelho e ensinando a fé católica?
      • Prometes obediência a mim e aos meus sucessores?
      • Deus, que lhes inspirou este bom propósito, o conduza sempre mais à perfeição.
      Padre Marcelo Coutinho, respondeu que SIM, prometeu com a graça de Deus e em seguida emitiu a Profissão de Fé.
      Jesus preside a comunidade, o bispo preside toda a Diocese, o Pároco em nome do Bispo e de Jesus preside a comunidade paroquial. A sede da presidência é entregue ao novo Pároco de onde ele conduzirá seu pastoreio.
      Padre Marcelo Recebe a Sede Presidencial, que em nome de Cristo e da Igreja preside com alegria e dedicação esta porção do Povo de Deus que lhe é entregue. Continue consciente do cuidado que deve ter com o templo material, símbolo da Igreja viva que deverá edificar. O bom pastor cuida da parte do povo de Deus que te é confiada. Desempenha com verdadeira caridade e contínua alegria a missão de Pároco, procurando em tudo agradar a Cristo, o Bom pastor, do qual foste constituído ministro.
      Lembra-te de que a Eucaristia é o ápice e a fonte de todo o culto e da vida cristã em que se realiza a unidade do povo de Deus e se completa a construção do Corpo de Cristo. Por isso, zela com todo o cuidado para que a Eucaristia seja o centro de toda a sua ação pastoral e de toda a vida da paróquia.
      A vida dos fiéis é alimentada e sustentada pela Eucaristia.
      Neste Ano da Misericórdia, não falte zelo no ministério e que distribua aos pecadores as riquezas da misericórdia infinita do Senhor.
      Padre Marcelo, ao assumir o ofício de administrador na Área Pastoral, prometo conservar sempre a comunhão com a Igreja Católica, quer em palavras, quer em procedimento, com grande diligência e fidelidade, promete desempenhar os ofícios pelos quais estão ligado em função da Igreja, na qual, conforme as normas do Direito é chamado a exercer seu ofício em nome da Igreja foi conferido, guardará íntegro o depósito da fé, que com fidelidade transmitirá e explicará quaisquer doutrinas, contrárias a esse depósito serão evitadas. Seguirá e promoverá a disciplina comum com toda Igreja e acatará a observância de todas as leis eclesiásticas, sobretudo daquelas que estão contidas no Colégio de Direito Canônico. Com obediência cristã seguirá o que declaram os sagrados Pastores, como autênticos doutores e mestres da fé ou o que estabelecem como chefes da Igreja, e prestará fielmente auxílio aos Bispos diocesanos, para que a ação apostólica, a ser exercida em nome e por mandato Igreja, se realize em comunhão com a mesma Igreja. Assim pediu que Deus o ajude e estes Santos Evangelhos, que toca com suas mãos.
      Saudação, paz e benção no Senhor!
      Entrega do Titulo de Cidadão altorodriguense
      A primeira dama. Rita Rodrigues, representando os altorodriguenses
      Após a Santa missa, houve uma recepção de boas vindas a Padre Marcelo, com jantar para quinhentas pessoas no ginásio de esporte.
       


      Nenhum comentário:

      Postar um comentário