CÓDIGO DA FONTE ESPECIAL: CÓDIGO BIBLIOTECA AJAX:

6 de junho de 2015

Solenidade de Corpus Christi

A Igreja Católica, celebra um dos dias mais importantes, o Corpus Christi, cujo nome vem do latim e quer dizer Corpo de Cristo. O objetivo da celebração é festejar o mistério da Sagrada Eucaristia. A solenidade deste dia assume, além do caráter litúrgico, uma personalidade devocional popular.

A comemoração acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em recordação à Quinta-Feira Santa, que foi quando Jesus instituiu o Sacramento da Comunhão. Considerado um dia santo de guarda, na Solenidade de Corpus Christi, todos os católicos são convidados a participar da Missa.
A celebração de Corpus Christi começou, em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido uma visão de Cristo, demonstrando-lhe o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

A Igreja Católica prepara um dia diferente para comemorar o Corpus Christi. Adoração ao Santíssimo, celebração da Missa e procissões, que recordam a caminhada do povo seguindo Jesus, compõem o dia festivo.

O caminho por onde passam as procissões são decorados com tapetes, confeccionados com os mais variados materiais: serragem colorida, papel, isopor, flores, borra de café, farinha e areia. Os desenhos feitos no chão são, na maioria das vezes, relacionados a figuras que lembram o sagrado.
Vem, Senhor Jesus
O coração já bate forte ao te ver
A tua graça hoje quero receber
Sem a benção do Senhor não sei viver
Vem, Senhor Jesus
Olhar o povo ao teu redor me faz lembrar
A multidão lá no caminho a te esperar
Vem, ó Santo de Israel
Passar também neste lugar
A Igreja Católica, festeja a solenidade do Corpo e Sangue de Jesus, com o objetivo de levar os fiéis a comungar desta fonte de amor e sustento para a alma e a se aprofundarem na vivência desse sacramento de cura e salvação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário