CÓDIGO DA FONTE ESPECIAL: CÓDIGO BIBLIOTECA AJAX:

29 de junho de 2013

São Pedro, Padroeiro de Barrocas

O mês de junho encerra as festividades juninas alusivas a  Santo Antonio, São João e São Pedro.
Hoje São Pedro atende pelo nome de Papa Francisco e é ele o representante oficial de Jesus Cristo na Terra, o responsável por apascentar os Seus cordeiros.
Na ocasião, Padre Marcelo Coutinho, convida todos a participarem hoje, da Festa alusiva a São Pedro na comunidade de Barrocas, que está sendo vivenciada de 27 a 29/06/2013, com o tema "São Pedro Edifica a Fé da minha Igreja" a comunidade espera você, participe desse momento tão especial de Fé e Esperança. A missa será as 19:30h, os homenageados: Prefeitura, Secretarias e Câmara Municipal, Jucar, Kairós, Oratório de Nossa Senhora de Fátima, Catequese e Devotos de São Pedro. 
 
Seu nome original não era Pedro, mas Simão. Cristo mudou seu nome para Kepha, que em aramaico significa "pedra", "rocha". A mudança de seu nome por Jesus Cristo, bem como seu significado, ganham importância de acordo com a  Igreja Católica em Mt 16,18, quando Jesus diz: "E eu te declaro: tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela." Jesus comparava Simão à rocha. Desta forma, Cristo, de acordo com a tradição católica, foi o fundador da Igreja Católica, fundada sobre Simão Pedro e sendo-lhe concedido, por este motivo, o título de Príncipe dos Apóstolos.  Pedro foi o primeiro Bispo de Roma. Essa circunstância é importante, pois daí provém a primazia do Papa e da diocese de Roma sobre toda a Igreja Católica; posteriormente esse evento originaria os títulos "Apostólica" e "Romana"
Toda a primeira parte do Evangelho gira em torno da identidade de Jesus. Quando perguntado, Simão foi o primeiro dos discípulos a responder: Jesus é o filho de Deus. É esse acontecimento que leva Jesus a chamá-lo de Pedro e é conhecido como Confissão de Pedro.
Encontramos o relato do evento em Mateus 16:13-19: Jesus pergunta aos seus discípulos (depois de se informar do que sobre ele corria entre o povo): "E vós, quem pensais que sou eu?".
Simão Pedro, respondendo, disse: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus respondeu-lhe: "Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim Meu Pai que está nos céus. Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja e as portas do Hades nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus. E o que desligares na terra será desligado nos céus".
João 21:15-17 e Lucas 22:31 também falam a respeito do primado de Pedro deve ser exercido particularmente na ordem da Fé, e que Cristo o torna chefe:
Jesus disse a Simão (Pedro): "Simão, filho de João, tu Me amas mais do que estes?" Ele lhe respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Jesus lhe disse: "Apascenta Meus cordeiros". Segunda vez disse-lhe: "Simão filho de João, tu Me amas?" - "Sim, Senhor", disse ele, "tu sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Apascenta Minhas ovelhas". Pela terceira vez lhe disse: "Simão filho de João, tu Me amas?" Entristeceu-se Pedro porque pela terceira vez lhe perguntara 'Tu Me amas?' e lhe disse: "Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo". Jesus lhe disse: "Apascenta Minhas ovelhas." (João 21:15-17).
«Simão, Simão, eis que Satanás pediu insistentemente para vos peneirar como trigo; Eu, porém, orei por ti, a fim de que tua fé não desfaleça. Quando, porém, te converteres, confirma teus irmãos.» (Lucas 22:31-32)
 Fonte: wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário